Palestrantes

Santiago Yubero  – Universidad Castilla-La Mancha
Profesor universitario, CEU de Psicología Social, doctor en Psicología Social y licenciado en Pedagogía. Actualmente imparte docencia en la Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades del campus de Cuenca (Universidad de Castilla-La Mancha), de la que es Decano. Es director del Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (CEPLI) de la UCLM y director del Máster de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil. Lidera el grupo de investigación Psicología, Educación y Lectura. Es editor jefe de la revista Ocnos. Ha dirigido diversos proyectos de investigación y dirigido numerosos contratos I+D+i con instituciones como la FAD, el Instituto de la Mujer o la Fundación Botín, vinculados con aspectos psicosociales de la lectura y elaboración de materiales. Ha publicado muchos libros, artículos y capítulos de libro sobre la lectura, los hábitos lectores, y los aspectos socioeducativos de la literatura infantil.

Sandra Sánchez – Universidad Castilla-La Mancha
Diplomada en Biblioteconomía y Licenciada en Documentación por la Universidad Complutense de Madrid. Doctora en la Filología Hispánica y Clásica por la Universidad de Castilla-La Mancha.
Actualmente, es Directora de la Biblioteca General del Campus de Cuenca, de la Universidad de Castilla-La Mancha y colabora como profesora asociada en la Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades de esta misma universidad. Es secretaria académica del CEPLI (Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil) y coordinadora editorial de Ocnos: Revista de estudios sobre lectura.
Pertenece al grupo de investigación PEL (Psicología, Educación y Lectura) y sus trabajos versan sobre formación de mediadores, la lectura como herramienta de intervención socioeducativa y el papel de las bibliotecas en la formación del lector.

Ana Saldanha – Instituto Politécnico de Macau
Tem um pós-Doutoramento em Sociologia da Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo (FCLAr-UNESP). É Doutorada em Lettres, Langues et Sciences Humaines, Spécialité: Etudes luso-brésiliennes pela Université Stendhal-Grenoble III (França) e Doutorada em Estudos Literários – Especialidade em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL). Tem Mestrado em Langues, Lettres et Civilisations Etrangères pela Université Stendhal-Grenoble III (França) e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (pré-Bolonha), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi Professora do Ensino Secundário em França e na Roménia e Professora do Ensino Superior e Investigadora na Université Stendhal – Grenoble III (França), na Université des Antilles et de la Guyane (UAG) (Guiana Francesa) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) (Brasil). Atualmente, é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Línguas e Tradução (ESLT) do Instituto Politécnico de Macau (IPM), na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) (China).

Ana Maria  Machado – Universidade de Coimbra
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês), com Mestrado e Doutoramento em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. É professora nesta Universidade desde 1990 e nela tem lecionado unidades curriculares na área da Literatura Portuguesa e do seu Ensino e no domínio das Materialidades da Literatura, ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. É investigadora do Centro de Literatura Portuguesa, onde coordena, no âmbito da literatura digital, os projetos “Inanimate Alice: tradução da literatura eletrónica em contexto educativo” e  “Murais e Literature. Criação digital Creation em contexto educativo”, integrados na linha de investigação “ReCodex: formas e transformações do livro”. O seu principal domínio de especialização é a literatura medieval, particularmente, a hagiografia e a literatura moral e religiosa. O estudo da Idade Média conduziu-a aos estudos de medievalismo, a que mais recentemente se tem vindo a dedicar com ensaios sobre a receção da Idade Média. No âmbito literatura contemporânea tem também publicado estudos no contexto dos projetos Imagotipos Literários: Processos de (Des)Configuração na Imagologia Literária e Literatura, Imagologia e Transnacionalismo: Representação de Migrações.

Ana Albuquerque e Aguilar– Universidade de Coimbra
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, possui o Ramo de Formação Educacional na mesma área e fez Mestrado em Estudos Clássicos, ramo Literatura Comparada. Todos os graus foram obtidos na Universidade de Lisboa, com passagem pela Sorbonne Université. Professora, autora de manuais escolares e formadora de professores, é doutoranda na Universidade de Coimbra, no Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, para o qual obteve uma bolsa da FCT, sendo investigadora do Centro de Literatura Portuguesa da mesma faculdade. Desenvolveu parte da investigação para a sua tese, intitulada Educação Literária na Era Digital – O Contributo da Literatura Eletrónica, na Universidade Autónoma de Barcelona, como investigadora convidada. Atualmente, desempenha funções de agente da cooperação portuguesa em São Tomé e Príncipe, num projeto de capacitação docente.

Eliane Debus – Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
Possui graduação em Letras,   mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, É líder do Grupo de Pesquisas “LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tutora do Programa de Educação Tutorial da Pedagogia/UFSC.  Possui artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros, bem como artigos em livros e livros autorais.   Vários de seus livros receberam o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e participaram do catálogo  Bologna Childrens/ Book Fair. O livro Literatura infantil e juvenil – do literário a outras manifestações estéticas (DEBUS; JULIANO; BORTOLOTTO, 2016) recebeu o  Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017(FNLIJ).  

Hermínia Pires – Plano Nacional de Leitura 2027
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. 
Docente do Ensino Básico e Secundário, desde 1990, tendo exercido as funções de Professora Bibliotecária, durante vários anos. 
Integra, desde 2018, a equipa do Plano Nacional de Leitura 2027.

Sara Robles – Universidad de Málaga
Es profesora titular de Lengua Española de la Universidad de Málaga. Es licenciada en Filologia Española y licenciada en Filologia Inglesa. Doctora Filología Hispánica y Premio Extraordinario de Doctorado.  Su carrera investigadora se desarrolla en torno a tres líneas: la primera está dedicada a los estudios lingüísticos de obras literarias: la poética de Jorge Guillén, y la obra columnística y poética de Francisco Umbral.
La segunda línea es la dedicada al lenguaje de la publicidad, de la que destacan varios libros, sus numerosas contribuciones en monográficos, y sus artículos en revistas de prestigio. Trabaja también en el ámbito de la comunicación mediada por ordenador.
La tercera línea es la dedicada al español como LE, que ha dado como resultado numerosos manuales para la enseñanza de ELE; el más reciente es   MÉTODO ANAYA ELE. También ha publicado artículos científicos sobre el tema y ha coordinado varios libros.

Ângela Balça – Universidade de Évora
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (Portugal), onde é Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – Universidade do Minho (Portugal). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Diretora da Licenciatura em Educação Básica. Professora Visitante da UNESP, São Paulo, Brasil. Orientadora de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado na área das Ciências da Educação. É parecerista/revisora em várias revistas científicas internacionais. Publica na área da educação literária, formação de leitores, literatura infantil e ensino da língua materna.

Paulo Lampreia  Costa – Universidade de Évora
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, na qual integra o Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais, desenvolve, prioritariamente, investigação em torno dos fenómenos educativos ligados ao espaço disciplinar do Português, com particular incidência na presença/estatuto/funções da literatura na Escola, nas problemáticas associadas à promoção da leitura e da educação literária. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Desempenha, presentemente, as funções de Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.

Elena Leal – Universidad de Sevilha
Es profesora titular del Departamento de Lengua Española, Lingüística y Teoría de la Literatura de la Universidad de Sevilla, donde ha desarrollado su actividad docente en las facultades de Filología y Comunicación.  Sus áreas preferentes de investigación se concentran en la actualidad en el estudio histórico del discurso mediático y en el análisis de la presencia de la variación lingüística en los medios audiovisuales, especialmente en la explotación de la variación dialectal del español (en la modalidad andaluza) con fines discursivos. Forma parte del Grupo de Investigación “El español hablado en Andalucía” y ha sido coordinadora desde 2016 del Plan Integral de Fomento de la Lectoescritura de la Universidad de Sevilla.

Eloy Martos Nuñez – Universidad de Extremadura
Professor Catedrático de Didática da Língua e da Literatura da Universidad de Extremadura.
É coordenador Geral da RIUL – Rede Internacional de Universidades Leitoras.
Tem inúmeras artigos e livros publicados nas áreas de Didática da Língua e da Literatura, Literatura Tradicional, Leitura e Escrita. Mitologia, folclore e imaginários são também áreas em que tem desenvolvido investigação.
Ao longo das últimas décadas, tem sido convidado para realizar conferências em universidades de Espanha, Portugal e América do Sul, destacando-se o Brasil.
Coordenou, com Mar C. Fernańdez-Fígares,  o  Diccionario digital de nuevas formas de lectura y escritura.